Como abrir uma empresa em São Paulo?
![](https://comoabrir.com.br/wp-content/uploads/2020/09/renan-kamikoga-_SRu3lq2ClA-unsplash.jpg)
O processo de abertura de uma empresa muitas vezes é burocrático e possui diversas particularidades que merecem atenção. Contudo, se você deseja empreender em São Paulo, saiba que o processo está digitalizado e menos complicado. Entenda como abrir uma empresa em São Paulo.
A Prefeitura de São Paulo disponibilizou um sistema que torna o processo de abertura de empresas mais fácil e menos demorado. O que antes demorava cerca de cem dias, agora demora apenas cinco.
Apesar de menos complicado, nossa indicação é que o processo seja feito com a supervisão e orientação de um contador especialista no assunto. Isso porque o tempo de abertura pode depender da agilidade no envio dos documentos e realização dos trâmites de maneira correta.
Como abrir uma empresa em São Paulo?
O município de São Paulo é considerado o 10º mais rico do mundo e a previsão é até 2025 chegará a 6ª posição, de acordo com com a PricewaterhouseCoopers (PwC). Sendo assim, a cidade é uma das melhores opções para engatar um empreendimento no Brasil.
Em virtude da digitalização do processo de abertura de empresas pela Prefeitura de São Paulo, muitas etapas foram facilitadas. Desse modo, abrir uma empresa em São Paulo via esse sistema segue basicamente o seguinte cronograma:
- Reconhecimento de viabilidade do negócio;
- Inscrição na Receita Federal;
- Registro na Junta Comercial;
- Registro no município;
- Licenças municipais;
- Licenças estaduais.
Os passos para abrir uma empresa em São Paulo
Para abrir uma empresa de maneira correta é preciso seguir alguns passos fundamentais. Como mencionamos anteriormente, é imprescindível a consulta ao contador de sua confiança para que esse processo siga as etapas sem erros.
Natureza Jurídica
Definir a natureza jurídica da sua empresa é um passo fundamental. Para isso, consulte qual formato é o mais adequado para a realidade do seu empreendimento e escolha aquele que se enquadrada na sua modalidade.
No Brasil, os formatos jurídicos mais comuns são:
- MEI (Microempreendedor Individual);
- ME (Microempresa);
- EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);
- LTDA (Sociedade Limitada).
Contrato Social
Podemos dizer que o contrato social de uma empresa é equivalente à certidão de nascimento de uma pessoa física. Esse documento comprova a existência do empreendimento.
Além disso, o contrato social é necessário para definir a participação de cada um dos sócios na empresa, funcionamento e informações essenciais.
Após essas definições, é necessário verificar se o nome e o objeto social da empresa estão disponíveis para que o documento seja elaborado. Caso esteja, o mesmo deverá ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Registro da Empresa
A primeira preocupação deve ser buscar fazer o registro da empresa na Junta Comercial do seu estado. Nessa etapa, alguns documentos serão solicitados para formalizar o pedido, tais como:
- Contrato Social;
- RG e CPF dos sócios da empresa;
- Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
- Pagamento das devidas taxas através de DARF.
Regime Tributário
Quem não quer pagar menos impostos, não é mesmo? Atentar-se ao regime tributário da empresa implica em diversos aspectos. Portanto, mais uma vez, conte com o auxílio de um contador especialista para fazer um estudo tributário para a sua empresa.
Algumas atividades permitem a escolha pelo regime do Simples Nacional, que oferece o pagamento mensal dos tributados através de guia única. Caso a atividade da empresa não permita essa opção, será necessário escolher entre outros dois regimes de tributação, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Isenção de taxas
Em 24 de agosto deste ano, o governador do São Paulo, João Doria, anunciou a isenção do pagamento de taxas estaduais por 60 dias na abertura de empresas, válidos a partir do dia 25 de agosto.
O objetivo dessa medida é retomar a economia e a atividade empreendedora. Desse modo, a medida é válida para empresas classificadas como Limitada (LTDA), Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A), Empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa.
Considerações finais
Abrir uma empresa em São Paulo pode ser considerado uma boa oportunidade. O município concentra grande parte da economia do nosso país e ocupa uma posição considerável no ranking mundial de riqueza.
![como abrir a sua empresa?](https://www.comoabrir.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Abertura-de-empresas.png)
Apesar de parecer complexo e burocrático, o processo de abertura de empresa pode ser facilitado com o auxílio de um especialista no assunto.
Procure por empresas que sejam especialistas em abertura, pois você terá uma série de benefícios, tais como:
- Saber o tempo que vai levar a abertura;
- Segurança;
- Melhor opção tributária;
- Agilidade;
- Todo suporte necessário.
Deixe um comentário