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Como abrir uma agência de marketing digital?

As agências de marketing digital podem ser consideradas excelentes alternativas para quem desejar iniciar um empreendimento. Pensando nisso, preparamos um guia sobre como abrir uma agência de marketing digital.

Com os avanços da tecnologia e, consequentemente, também dos canais de comunicação, as agências de marketing digital garantiram espaço dentro do mercado. Os serviços de gestão e estratégia que esse tipo de agência pode são importantes para empresas que desejam alcançar maior visibilidade.

Para abrir uma agência de marketing digital os passos requeridos não são muito diferentes que os da abertura de qualquer outra prestadora de serviço. Portanto, envolve toda a parte burocrática até a parte de planejamento, análises, investimento e dedicação.

O que é uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital oferece serviços de gestão, estratégia e criação. Todos esses temas têm que ser relevantes e devem conversar com o objetivo principal da empresa. Sendo assim, os profissionais da área de marketing digital elaboram estratégias dentro do canal de comunicação mais adequado.

Plano de Negócios

Elaborar o plano de negócios da sua agência é fundamental para que seja possível ter uma visão ampla de como funcionará a empresa. Desse modo, um estudo de mercado e um levantamento os tipos de serviço que serão oferecidos pela agência deve ser feito.

O plano de negócios é um documento que consta quais os recursos necessários para que a empresa funcione. Portanto, deve ter informações sobre o serviço que será prestado, quadro de colaboradores, público-alvo, fornecedores e tudo aquilo que for essencial para que seja possível exercer sua atividade.

Natureza Jurídica da agência de marketing digital

Definir a natureza jurídica da sua agência é um passo crucial. Para isso, consulte qual formato é o mais adequado para a realidade do seu empreendimento e escolha aquele que melhor se enquadrada na sua modalidade.

Temos alguns formatos jurídicos mais comuns para as agências de marketing digital, como:

EI (Empresário Individual)

O formato jurídico Empresário Individual é interessante porque possui menos restrições quanto às atividades. Uma agência enquadrada nesse modelo pode ser uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Uma das vantagens desse regime jurídico é que o capital social mínimo deve ser R$ 1 mil.

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

Criado em 2011, EIRELI é um formato jurídico que permite legalizar o negócio como sociedade limitada. Com o objetivo de acabar com os “sócios fantasmas”, a Receita Federal criou a EIRELI para que não fosse mais necessário ter um sócio para abrir um negócio.

O valor mínimo do capital social desse modelo deve ser equivalente à 100 salários mínimos atuais. No entanto, esse valor não precisa ser integralizado no momento da abertura da empresa, podendo ser no decorrer.

LTDA (Sociedade Limitada)

As Sociedades Limitadas são um dos formatos jurídicos de empresa mais comuns no nosso país. Esse tipo de empresa deve ser constituído por dois ou mais sócios, que responderão de maneira limitada pela empresa.

Esse modelo de empresa é interessante para quem deseja abrir uma agência de marketing digital em sociedade com outra pessoa. Sendo assim, os responsáveis pelo capital social são os sócios.

Contrato Social

Podemos dizer que o contrato social de uma empresa é equivalente à certidão de nascimento de uma pessoa física. Esse documento comprova a existência do empreendimento. Nele, constam regras e cláusulas sob as quais a empresa funcionará. Além disso, terá detalhado as obrigações de cada sócio.

Os empresários que decidem montar uma sociedade (sendo ela micro, pequena, média ou grande) deverão, obrigatoriamente, ter o contrato social registrado junto à Junta Comercial do estado onde o negócio ficará localizado.

Além de enxergarmos o contrato social como algo obrigatório para abertura de uma empresa, precisamos entender a essência da sua importância.

Registro da agência de marketing digital

O registro da empresa deve ser feito na Junta Comercial do seu estado. Nessa etapa, alguns documentos serão solicitados para formalizar o pedido, tais como:

  • Contrato Social;
  • RG e CPF dos sócios da empresa;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
  • Pagamento das devidas taxas através de DARF.

Com o registro na Junta Comercial realizado, será disponibilizado o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE). Com esse número em mãos, será possível dar os próximos passos no processo de abertura do negócio.

Após a obtenção do NIRE, o próximo passo é a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da agência.

Concluída a abertura do CNPJ, o próximo passo é o Registro Municipal. Para isso, é preciso se encaminhar até à Prefeitura do Município onde a agência será sediada. Na Prefeitura Municipal, deverá ser solicitado o alvará de funcionamento da empresa.

Regime Tributário

Resolvidas todas as etapas de abertura da empresa, agora é a hora de escolher o regime de tributação.

Os regimes tributários mais comuns para agências de marketing digital são o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Simples Nacional

Dentro do Simples Nacional, a agência de marketing digital é enquadrada no Anexo V sujeito ao cálculo do Fator R, pois presta serviços envolvidos com publicidade. Dependendo do cálculo do Fator R, a empresa pode ser tributada no Anexo III, o que acaba diminuindo a carga tributária.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido também é um regime a ser considerado para uma agência de marketing digital. Os impostos incidentes nesse regime tributário são o ISS, que é municipal e PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, que são federais.

como abrir a sua empresa?

Considerações finais

Abrir uma agência de marketing digital pode ser um verdadeiro divisor de águas na jornada empreendedora. Portanto, quando se tem conhecimento sobre o assunto, vale a pena pesquisar e investir.

Entender como funciona o negócio, quais os processos de abertura e ter uma percepção macro de qual forma irá funcionar a empresa é essencial. Desse modo, considere consultar o seu contador para lhe orientar sobre todos os trâmites que envolvem abrir uma agência de marketing digital.

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