Como abrir um consultório médico
![como-abrir-um-consultório-médico](https://comoabrir.com.br/wp-content/uploads/2022/08/como-abrir-um-consultorio-medico.jpg)
Como abrir um consultório médico? Esse é um objetivo em comum de médicos que sonham em conquistar a independência profissional e atender seus clientes em um consultório próprio.
Sabendo disso, a Como Abrir, tem auxiliado médicos das mais variadas especialidades e de todas as partes do país a montar e legalizar o próprio consultório.
Diante disso, se você chegou até aqui porque também compartilha do objetivo de montar o seu consultório, saiba que você chegou ao lugar certo!
Aqui você vai conferir um passo a passo completo para abertura do seu consultório e terá acesso a uma série de informações importantes.
Para saber mais e não perder nenhum ponto de interesse, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Como abrir um consultório médico: montando o seu consultório
Quando o objetivo é abrir um consultório médico, vale a pena pensar em com bastante atenção em cada detalhe, desde a escolha da localização, até a estrutura e decoração do ambiente.
Neste tópico, separamos um passo a passo com pontos importantes que você precisa levar em consideração para montar o seu consultório. Confira!
1.Monte um plano de negócios
Para abrir um consultório médico, a primeira coisa que você deve levar em consideração é a montagem de um plano de negócios.
Um bom plano de negócios é o ponto de partida para qualquer negócio e precisa levar em consideração, dentre outros, os seguintes itens:
- Objetivos de curto, médio e longo prazo;
- Planejamento financeiro;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Planejamento de marketing;
- Estrutura e mão de obra necessária.
Com um plano de negócios completo em mãos, suas decisões serão mais assertivas e o seu consultório médico poderá gerar dentro de pouco tempo, os resultados que você espera.
2.Escolha a localização ideal
Na sequência, será preciso escolher a localização ideal para o seu consultório. A melhor localização, é aquela que facilita a vida dos clientes e o acesso das pessoas.
Normalmente, os consultórios médicos são instalados em edifícios comerciais no centro ou próximas ao centro das cidades e em regiões com grande fluxo de pessoas.
Consultórios de sucesso costumam funcionar próximo a outros estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais.
Escolha uma localização compatível com o seu orçamento e com a estrutura que pretende montar e mãos à obra!
3.Monte e organize o consultório
Após escolher a localização ideal e assinar o contrato de locação da sala comercial, comece a pensar na estrutura do seu consultório, incluindo:
- Reformas e adaptações;
- Decoração;
- Itens de mobília e escritório.
No planejamento para abrir um consultório médico, você deve levar em consideração, a aquisição dos seguintes itens:
- Balcão de recepção;
- Cadeiras ou poltronas para sala de espera;
- Mesas e cadeiras para o consultório;
- Maca para examinar os pacientes;
- Televisão;
- Computador;
- Telefone;
- Aparelho de ar-condicionado;
- Purificador de água;
- Armários.
Monte uma estrutura com os itens necessários para tornar o consultório operacional e oferecer comodidade aos clientes.
4.Invista em estratégias de marketing
Ao contrário do que muitos pensam, abrir um consultório não consiste apenas em alugar uma sala comercial e montar uma estrutura para receber clientes.
É preciso ir além e encontrar caminhos para construir uma carteira de clientes e fazer com que as pessoas tomem conhecimento da existência do seu consultório.
Sendo assim, invista em estratégias de marketing, sobretudo através das redes sociais e na construção de parcerias com outros profissionais que possam indicar o seu trabalho.
Quanto maior o número de pessoas que conhecer o seu consultório, maiores as suas chances de ter uma agenda cheia e conquistar um bom faturamento.
Como abrir um consultório médico [Passo a Passo]
Agora que você já conferiu uma série de dicas e informações para a abertura do seu consultório, é hora de pensar na etapa de legalização.
Como profissionais liberais, médicos podem atender seus clientes como pessoa física, mas na maioria dos casos essa opção não é a melhor escolha.
Isso acontece, pois, a carga tributária para prestação de serviços como pessoa física é muito elevada, principalmente em razão do IRPF, cuja alíquota é de até 27,50%.
Sendo assim, a melhor alternativa é abrir um consultório médico como PJ, ou seja, através de um CNPJ.
Com um CNPJ, você poderá emitir notas fiscais e além disso, optar por regimes tributários econômicos, como o Simples Nacional.
Dito isso, é hora de conferir um passo a passo completo para abertura do seu consultório médico e CNPJ.
1.Contrate um serviço de contabilidade
Para abrir um consultório médico, cumprindo todos os requisitos e exigências legais, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar um serviço de contabilidade.
A boa notícia, é que aqui na Como Abrir você pode abrir a sua empresa de forma gratuita, ou seja, sem precisar pagar honorários contábeis para a etapa de registro e legalização do seu consultório.
Entre em contato conosco, esclareça todas as suas dúvidas e receba orientações para abrir o seu consultório médico com economia de custos e impostos.
2.Separe os documentos necessários
Logo na sequência, você precisará separar os documentos necessários para abrir um consultório médico, incluindo:
- RG e CPF;
- Registro no CRM;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU da sala comercial;
- Requerimento de Empresário ou Contrato Social (a depender da natureza jurídica).
Caso possua alguma dúvida com relação aos documentos acima, não se preocupe, pois, o nosso time de contadores poderá auxiliar você.
3.Aguarde o registro e abertura do seu consultório médico
Com a documentação acima em mãos e as informações iniciais que serão coletadas pelo nosso time de contadores, será possível definir:
- CNAE do seu consultório (tipos de atividades);
- Natureza jurídica;
- Regime tributário.
Por fim, dá se início aos trâmites para registro e legalização do consultório médico, incluindo:
- Emissão do CNPJ;
- Registro no CRM – Conselho Regional de Medicina;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação da Licença da Vigilância Sanitária;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir um consultório médico agora mesmo, clique aqui, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.
Deixe um comentário