Como abrir um e-commerce
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Pensando em abrir um e-commerce, mas ainda não sabe exatamente por onde começar ou possui algum tipo de dúvida? Se a sua resposta foi “Sim”, nosso guia vai ajudar você.
Aqui neste conteúdo, você vai conferir números e indicadores relacionados ao comércio eletrônico, além de ter acesso a uma série de dicas para montar e um passo a passo para legalizar o seu e-commerce.
A Como Abrir é especializada em negócios digitais. Aproveite nossos artigos e conteúdos gratuitos para tirar suas ideias do papel e colocar os seus planos em prática.
Crescimento e expectativas para o e-commerce
De acordo com dados divulgados pela Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, atingindo um faturamento recorde de R$ 161 bilhões, com crescimento bastante significativo de 17% no número de pedidos.
O comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos anos, realidade que é fruto de mudanças importantes nos hábitos de consumo dos brasileiros. Hoje, as pessoas entendem que não precisam sair de casa para comprar, e que, além disso, podem encontrar produtos com preços melhores na internet.
O crescimento recente do e-commerce comprova essa mudança de comportamento e, ao mesmo tempo, tendência para os próximos anos. O índice MCC-ENET, estima um crescimento de 56% para o e-commerce brasileiro até o ano de 2024.
Em meio a este cenário de indicadores favoráveis, abrir um e-commerce pode ser um negócio positivo, seja para quem sonha em empreender, ou para empresários que possuem lojas físicas, mas entendem que é hora de expandir os horizontes vendendo também online.
Como abrir um e-commerce [Passo a Passo]
Que abrir um e-commerce pode ser um negócio muito lucrativo, não restam dúvidas. No entanto, muitos empreendedores que planejam investir neste tipo de negócio, ainda não sabem exatamente por onde começar.
Sabendo disso, o time de especialistas da Como Abrir preparou um passo a passo com as principais informações que você precisa para montar o seu negócio.
1.Construa um plano de negócios
Abrir um e-commerce não é simplesmente colocar um site no ar. Na prática, é preciso ter uma boa dose de planejamento e organização para que o negócio alcance os resultados esperados.
Por isso, para começar, recomendamos que você monte um plano de negócios completo, analisando e levando em consideração uma série de itens, como por exemplo:
- Nome e objetivos da empresa;
- Estudo de mercado e dos principais concorrentes;
- Definição do público-alvo e formas de alcançá-lo;
- Estudo e identificação de fornecedores;
- Necessidade de contratação de mão de obra;
- Planejamento financeiro e retorno estimado;
- Planejamento completo de marketing;
- Dentre outros itens importantes.
Com um bom plano de negócios, você reduz as chances de erro e encurta o caminho para o sucesso!
2.Adquira o domínio do seu site
Para abrir um e-commerce, você precisará adquirir um domínio, ou seja, um endereço eletrônico para o seu site.
É importante que este domínio seja de fácil memorização e carregue o nome da sua marca. Você pode consultar a disponibilidade de domínios e adquirir o seu no site do Registro.br
O custo para adquirir e manter a propriedade de um domínio é bastante reduzido, e na data de publicação deste conteúdo ficava na casa de R$ 40,00 anuais.
Além de registrar o domínio, recomendamos que você garanta a propriedade da sua marca, evitando o seu uso indevido por pessoas não autorizadas. Para isso, registre sua marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
3.Escolha uma plataforma de e-commerce
As plataformas de e-commerce são uma solução completa para empreendedores que desejam construir e personalizar um site de forma simples, rápida e descomplicada, sem depender de programadores e investimentos elevados em programação.
Através das plataformas de e-commerce, os empreendedores podem customizar layouts, cadastrar produtos, gerenciar formas de frete, formas de pagamento e receber pedidos.
Existem muitas opções disponíveis no mercado, dentre as quais, podemos destacar:
- Nuvemshop
- Irroba
- WooCommerce
- Magento
- Jet Ecommerce
- Tray Corp
- Shopify
- VTEX
- OpenCart
- Loja Integrada
- Loja Virtual
- iSet
- CartPanda
- Bagy
4.Encontre bons fornecedores
Para abrir um e-commerce e vender produtos na internet, você precisará encontrar bons fornecedores, ou seja, parceiros de negócios que possam oferecer:
- Produtos com preços competitivos;
- Produtos de qualidade;
- Entrega rápida;
- Atendimento de qualidade.
Faça uma pesquisa ampla, considerando não somente fornecedores nacionais, mas também internacionais, pois os preços podem ser mais competitivos.
5.Contrate uma contabilidade para e-commerce
Para tirar os seus planos do papel, montar e legalizar o seu e-commerce, você precisará do apoio e assessoria de uma contabilidade especializada em negócios digitais.
O contador, cuidará da abertura do seu negócio, esclarecerá dúvidas e manterá as obrigações da sua empresa em dia com o fisco.
Além disso, um bom contador, será capaz de elaborar um planejamento tributário completo e ajudar sua empresa a pagar menos impostos.
Dentre as principais responsabilidades da contabilidade para e-commerce, podemos destacar:
- Assessoria na emissão do CNPJ e abertura da empresa;
- Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias;
- Admissão de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Organização e escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos.
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6.Invista em estratégias de marketing e divulgue sua loja
Assim que concluir o processo de montagem da sua loja, encontrar bons fornecedores e receber a documentação da sua empresa, você poderá inaugurar sua loja.
No entanto, para começar a receber visitas, conquistar clientes e receber os primeiros pedidos, você precisará montar uma estratégia robusta e completa de marketing.
Para isso, você pode contar com o apoio de uma agência de marketing digital e trabalhar em ações e estratégias como:
- Publicação de conteúdos nas redes sociais;
- Divulgação de campanhas de tráfego pago;
- Disparo de campanhas de e-mail marketing;
- Produção de materiais ricos e conteúdos gratuitos;
- Liberação de cupons de descontos e promoções;
- Anúncios em canais do YouTube e na TV;
- Dentre outras ações que tornem sua marca conhecida.
Vai abrir seu e-commerce? Aqui na Como Abrir, a abertura de empresa é gratuita!
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