Abertura de Empresa | MEI | São Paulo SP | Como Abrir

Como abrir um e-commerce

como-abrir-um-e-commerce

Pensando em abrir um e-commerce, mas ainda não sabe exatamente por onde começar ou possui algum tipo de dúvida? Se a sua resposta foi “Sim”, nosso guia vai ajudar você.

Aqui neste conteúdo, você vai conferir números e indicadores relacionados ao comércio eletrônico, além de ter acesso a uma série de dicas para montar e um passo a passo para legalizar o seu e-commerce.

A Como Abrir é especializada em negócios digitais. Aproveite nossos artigos e conteúdos gratuitos para tirar suas ideias do papel e colocar os seus planos em prática.

Crescimento e expectativas para o e-commerce

De acordo com dados divulgados pela Neotrust, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, atingindo um faturamento recorde de R$ 161 bilhões, com crescimento bastante significativo de 17% no número de pedidos.

O comércio eletrônico tem crescido muito nos últimos anos, realidade que é fruto de mudanças importantes nos hábitos de consumo dos brasileiros. Hoje, as pessoas entendem que não precisam sair de casa para comprar, e que, além disso, podem encontrar produtos com preços melhores na internet.

O crescimento recente do e-commerce comprova essa mudança de comportamento e, ao mesmo tempo, tendência para os próximos anos. O índice MCC-ENET, estima um crescimento de 56% para o e-commerce brasileiro até o ano de 2024.

Em meio a este cenário de indicadores favoráveis, abrir um e-commerce pode ser um negócio positivo, seja para quem sonha em empreender, ou para empresários que possuem lojas físicas, mas entendem que é hora de expandir os horizontes vendendo também online.

Como abrir um e-commerce [Passo a Passo]

Que abrir um e-commerce pode ser um negócio muito lucrativo, não restam dúvidas. No entanto, muitos empreendedores que planejam investir neste tipo de negócio, ainda não sabem exatamente por onde começar.

Sabendo disso, o time de especialistas da Como Abrir preparou um passo a passo com as principais informações que você precisa para montar o seu negócio.

1.Construa um plano de negócios

Abrir um e-commerce não é simplesmente colocar um site no ar. Na prática, é preciso ter uma boa dose de planejamento e organização para que o negócio alcance os resultados esperados.

Por isso, para começar, recomendamos que você monte um plano de negócios completo, analisando e levando em consideração uma série de itens, como por exemplo:

  • Nome e objetivos da empresa;
  • Estudo de mercado e dos principais concorrentes;
  • Definição do público-alvo e formas de alcançá-lo;
  • Estudo e identificação de fornecedores;
  • Necessidade de contratação de mão de obra;
  • Planejamento financeiro e retorno estimado;
  • Planejamento completo de marketing;
  • Dentre outros itens importantes.

Com um bom plano de negócios, você reduz as chances de erro e encurta o caminho para o sucesso!

2.Adquira o domínio do seu site

Para abrir um e-commerce, você precisará adquirir um domínio, ou seja, um endereço eletrônico para o seu site.

É importante que este domínio seja de fácil memorização e carregue o nome da sua marca. Você pode consultar a disponibilidade de domínios e adquirir o seu no site do Registro.br

O custo para adquirir e manter a propriedade de um domínio é bastante reduzido, e na data de publicação deste conteúdo ficava na casa de R$ 40,00 anuais.

Além de registrar o domínio, recomendamos que você garanta a propriedade da sua marca, evitando o seu uso indevido por pessoas não autorizadas. Para isso, registre sua marca no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

3.Escolha uma plataforma de e-commerce

As plataformas de e-commerce são uma solução completa para empreendedores que desejam construir e personalizar um site de forma simples, rápida e descomplicada, sem depender de programadores e investimentos elevados em programação.

Através das plataformas de e-commerce, os empreendedores podem customizar layouts, cadastrar produtos, gerenciar formas de frete, formas de pagamento e receber pedidos.

Existem muitas opções disponíveis no mercado, dentre as quais, podemos destacar:

  • Nuvemshop
  • Irroba
  • WooCommerce
  • Magento
  • Jet Ecommerce
  • Tray Corp
  • Shopify
  • VTEX
  • OpenCart
  • Loja Integrada
  • Loja Virtual
  • iSet
  • CartPanda
  • Bagy

4.Encontre bons fornecedores

Para abrir um e-commerce e vender produtos na internet, você precisará encontrar bons fornecedores, ou seja, parceiros de negócios que possam oferecer:

  • Produtos com preços competitivos;
  • Produtos de qualidade;
  • Entrega rápida;
  • Atendimento de qualidade.

Faça uma pesquisa ampla, considerando não somente fornecedores nacionais, mas também internacionais, pois os preços podem ser mais competitivos.

5.Contrate uma contabilidade para e-commerce

Para tirar os seus planos do papel, montar e legalizar o seu e-commerce, você precisará do apoio e assessoria de uma contabilidade especializada em negócios digitais.

O contador, cuidará da abertura do seu negócio, esclarecerá dúvidas e manterá as obrigações da sua empresa em dia com o fisco.

Além disso, um bom contador, será capaz de elaborar um planejamento tributário completo e ajudar sua empresa a pagar menos impostos.

Dentre as principais responsabilidades da contabilidade para e-commerce, podemos destacar:

  • Assessoria na emissão do CNPJ e abertura da empresa;
  • Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Admissão de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Organização e escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
  • Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Elaboração do balanço contábil e outros documentos.

Pensando em abrir um e-commerce, mas ainda não contratou um contador? A Como Abrir pode ajudar você! Clique aqui e entre em contato conosco!

6.Invista em estratégias de marketing e divulgue sua loja

Assim que concluir o processo de montagem da sua loja, encontrar bons fornecedores e receber a documentação da sua empresa, você poderá inaugurar sua loja.

No entanto, para começar a receber visitas, conquistar clientes e receber os primeiros pedidos, você precisará montar uma estratégia robusta e completa de marketing.

Para isso, você pode contar com o apoio de uma agência de marketing digital e trabalhar em ações e estratégias como:

  • Publicação de conteúdos nas redes sociais;
  • Divulgação de campanhas de tráfego pago;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Produção de materiais ricos e conteúdos gratuitos;
  • Liberação de cupons de descontos e promoções;
  • Anúncios em canais do YouTube e na TV;
  • Dentre outras ações que tornem sua marca conhecida.

Vai abrir seu e-commerce? Aqui na Como Abrir, a abertura de empresa é gratuita!

Não perca a oportunidade, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies diversos para publicidade, isso ajuda a melhorar sua experiencia.