Como abrir uma empresa em 2021? O passo a passo completo!

Ter o próprio negócio e conseguir garantir a independência financeira é o sonho de muitos brasileiros. Com um 2020 bastante conturbado e repleto de incertezas, ter um empreendimento passou a ser prioridade. Sendo assim, hoje vamos mostrar o passo a passo de como abrir uma empresa em 2021.
Como abrir uma empresa em 2021?
O processo de abertura de uma empresa pode ser considerado o pesadelo de muitos aspirantes ao empreendedorismo. Por ser burocrático, o empresário precisa redobrar a atenção no momento da abertura.
Se você quer ter um negócio 100% regularizado e cumprindo o que diz a legislação, o recomendado é contar com o suporte de um contador especializado. Portanto, busque orientações sobre quais documentos você precisa providenciar.
Para abrir uma empresa em 2021, você vai precisar seguir um passo a passo básico:
- Contratar um contador especialista;
- Escolher o modelo de negócio;
- Definir o tipo de empresa, como EPP, Médio ou Grande porte;
- Definir a natureza jurídica, como EI, EIRELI ou LTDA;
- Saber qual será o regime tributário;
- Elaborar o Contrato Social da empresa;
- Obter o alvará de funcionamento;
- Caso seja necessário, providenciar a Inscrição Estadual.
Ufa! Parece complicado, não é? No entanto, a Como Abrir está aqui para simplificar esse processo para você.
Qual o custo para abrir uma empresa?
Talvez essa seja a principal dúvida de muitos no processo pré-abertura. Então vamos tirar esse elefante da sala e explicar o custo.
O custo é… Depende!
Sim, não há um número exato para a abertura do seu negócio, pois ele tem algumas variáveis.
Recentemente, a Firjan realizou uma pesquisa e constatou que o custo médio de uma abertura de empresa no Brasil é de R$ 2.038, com uma variação de até 274% entre os municípios.
Sendo assim, é importante consultar as particularidades do seu estado e município para ter uma noção mais ampla do custo de abertura.
Registro da Empresa
A primeira preocupação deve ser buscar fazer o registro da empresa na Junta Comercial do seu estado. Nessa etapa, alguns documentos serão solicitados para formalizar o pedido, tais como:
- Contrato Social;
- RG e CPF dos sócios da empresa;
- Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
- Pagamento das devidas taxas através de DARF.
Com o registro na Junta Comercial realizado, será disponibilizado o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE). Com esse número em mãos, será possível dar os próximos passos no processo de abertura do negócio.
Após a obtenção do NIRE, o próximo passo é a abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) da empresa. Esse processo é realizado diretamente na Receita Federal com a entrega dos documentos necessários.
No processo de abertura do CNPJ, é escolhido o tipo de atividade a ser exercida pela empresa. Nesse caso, a atividade de decoração.
Concluída a abertura do CNPJ, o próximo passo é o Registro Municipal. Para isso, é preciso se encaminhar até à Prefeitura do Município onde a empresa será sediada. Na Prefeitura Municipal, deverá ser solicitado o alvará de funcionamento da empresa.
Contrato Social
Podemos dizer que o contrato social de uma empresa é equivalente à certidão de nascimento de uma pessoa física. Esse documento comprova a existência do empreendimento. Nele, constam regras e cláusulas sob as quais a empresa funcionará. Além disso, terá detalhado as obrigações de cada sócio.
Os empresários que decidem montar uma sociedade (sendo ela micro, pequena, média ou grande) deverão, obrigatoriamente, ter o contrato social registrado junto à Junta Comercial do estado onde o negócio ficará localizado.
Além de enxergarmos o contrato social como algo obrigatório para abertura de uma empresa, precisamos entender a essência da sua importância. Sendo assim, serão destacados a finalidade do negócio e também o papel de cada sócio.
Regime Tributário
Quem não quer pagar menos impostos, não é mesmo? Atentar-se ao regime tributário da empresa implica em diversos aspectos. Portanto, mais uma vez, conte com o auxílio de um contador especialista para fazer um estudo tributário para a sua empresa.
Algumas atividades permitem a escolha pelo regime do Simples Nacional, que oferece o pagamento mensal dos tributados através de guia única. Caso a atividade da empresa não permita essa opção, será necessário escolher entre outros dois regimes de tributação, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
Plano de Negócios
Entender o mercado onde a sua empresa estará inserida é fundamental para encabeçar um empreendimento. Sendo assim, elaborar um plano de negócios detalhado para a abertura do negócio é algo imprescindível.
O plano de negócios é um documento que tem como objetivo concentrar todas as informações necessárias para que a empresa funcione corretamente. Nele, devem constar dados de questões financeiras e recursos humanos, por exemplo.
Os pontos de destaque do plano de negócios são:
- O que é o negócio;
- Onde o negócio estará localizado;
- Como é o mercado;
- Quem serão os possíveis clientes;
- Quem serão os fornecedores;
- Qual será o capital investido;
- Em quanto tempo o capital investido retorna.

Considerações finais
Conseguimos esclarecer as principais dúvidas relacionadas à abertura de empresa em 2021? Considere conversar com um contador especializado no assunto para que o processo seja feito de forma adequada.
Deixe um comentário