Como conseguir um empréstimo empresarial?
![](https://comoabrir.com.br/wp-content/uploads/2020/09/micheile-henderson-ZVprbBmT8QA-unsplash.jpg)
Expandir o negócio é o objetivo de todo empreendedor. No entanto, é preciso pensar nesse crescimento de forma inteligente e saudável para que as coisas não derem errado no meio do caminho. Como conseguir um empréstimo empresarial pode auxiliar nesse crescimento?
Através deste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas que envolvem a busca por crédito nas empresas. Sendo assim, será possível entender quais os cuidados necessários para a tomada de empréstimos e quais as melhores alternativas.
O que é o empréstimo empresarial?
O empréstimo já é um velho conhecido dos brasileiros. Quando falta dinheiro, muitas vezes é a ele que muitas pessoas recorrem, para posteriormente pagar o valor emprestado com a incidência de juros.
É basicamente o mesmo que acontece em relação ao empréstimo empresarial. Contudo, existem linhas de empréstimo que são mais específicas, que levem em conta a situação e as informações da empresa, para avaliação da finalidade do uso do valor.
O que acontece geralmente é que as empresas costumam tomar empréstimos para suprir o custo de algum investimento, como a compra de uma máquina nova, por exemplo.
Quando devo contratar?
Consideramos interessante analisar o fluxo de caixa da empresa para compreender o que pode estar dando errado. Dessa forma, é possível avaliar a possibilidade de contratar ou não um empréstimo empresarial.
Caso a conclusão seja que de fato necessite contratá-lo, certamente sua empresa está enquadrada em uma ou mais situações como essas:
- Aquisição de ativos;
- Pagamento de passivos;
- Pagamento de dividendos;
- Necessidade de fazer investimentos;
Como conseguir um empréstimo empresarial?
Após analisar a situação da sua empresa e concluir que existe a necessidade de contratar um empréstimo empresarial, é importante estar atento aos seguintes passos:
Planejamento
Identifique qual será o objetivo do empréstimo. Dessa forma, será possível planejar e mensurar o valor necessário exato.
Além disso, nesta etapa de planejamento, o empreendedor precisa avaliar os recursos necessários para o pagamento mensal das parcelas do empréstimo. Portanto, estudar as possibilidades junto às instituições financeiras é imprescindível.
Atenção às finanças pessoais
Apesar de estar sendo solicitado um empréstimo para a empresa, as finanças ligadas ao seu CPF, como responsável legal pelo negócio, serão analisados. Sendo assim, certifique-se se o seu nome não consta na base do SPC ou Serasa.
Conheça as opções disponíveis
Antes de solicitar a contratação do empréstimo empresarial, é preciso conhecer as opções de linhas de crédito disponíveis. Dessa forma, você conseguirá escolher aquela que melhor atende à demanda da sua empresa.
Capital de Giro: Essa modalidade de empréstimo é destinada ao funcionamento da empresa. Ou seja, para custear despesas com folha de pagamento, despesas administrativas, compras de materiais, etc.
Investimento Fixo: O empréstimo para investimento fixo tem a finalidade de custear as atividades ligadas à expansão da empresa. Portanto, serve para compra de equipamentos e utensílios e instalações e obras civis, por exemplo.
Investimento Misto: Esse tipo de empréstimo envolve a destinação aos investimentos. Ou seja, quando a empresa financia uma máquina e precisa de um empréstimo para compra de matéria-prima do produto.
O empréstimo para investimento misto tem a taxa de juro pré-fixada e há carência. Além disso, são exigidas garantias, como imóveis, por exemplo.
Avalie o custo
Quando o banco empresa determinada quantia para a empresa, a taxa de juros não é o único custo a ser arcado. Os bancos costumam também cobrar taxas administrativas, por isso a referência para aquisição de linhas de crédito é o CET (Custo Efetivo Total).
Estruture o seu plano de negócios
Após escolher qual banco oferece as melhores condições para a contratação do empréstimo,, é preciso convencê-lo a liberar a quantia para a sua empresa. Portanto, elaborar o plano de negócios é o ponto chave desta etapa.
O plano de negócios mostrará ao banco o quanto é viável conceder o empréstimo à sua empresa. Ou seja, eles avaliarão, dessa forma, o quanto sua empresa é capaz de arcar com a competência de pagar o empréstimo e as devidas taxas.
Essas são as etapas básicas de como conseguir um empréstimo empresarial.
![como abrir a sua empresa?](https://www.comoabrir.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Abertura-de-empresas.png)
Contratar um empréstimo para a sua empresa pode ser imprescindível para o crescimento dela. Sendo assim, considere avaliar todos os pontos necessários para a concessão desse empréstimo.
Vale ressaltar também que é fundamental manter uma boa gestão financeira sobre o valor para que os recursos captados sejam direcionados aos objetivos corretos.
Deixe um comentário