Como manter resultados de sucesso durante a crise?

A crise que atinge o mundo inteiro durante o ano de 2020 trouxe muitas mudanças para as realidades de pequenos e médios negócios. Apesar dos desafios, tivemos que entender e aprender a manter resultados de sucesso durante a crise.
Com a flexibilização do isolamento social pelo governo, muitos negócios já voltaram a funcionar. No entanto, temos que manter um sinal de alerta quanto aos resultados das empresas.
Como manter resultados de sucesso durante a crise?
Com crise ou sem crise, quem é empreendedor conhece os desafios de manter o negócio perseverando. A pandemia trouxe um olhar mais atento para esse tema, já que a inovação e adaptação foram grandes aliadas nessa nova realidade.
Segundo dados do Sebrae, pequenas empresas brasileiras tiveram seus hábitos transformados por causa da crise. Cerca de 31% das pequenas empresas no Brasil tiveram suas formas de atuação transformadas, o que corresponde a cerca de 5,3 milhões de pequenos negócios.
Os meses mais intensos de isolamento social, fizeram as empresas manter o funcionamento de diferentes maneiras:
- 41,9% funcionaram apenas sob regime de entrega ou online;
- 41,2% reduziram a jornada de funcionamento;
- 21,6% adotaram o sistema de home office;
- 15,3% fizeram rodízio de colaboradores.
O que tiramos de conclusão com esses dados é que a melhor maneira de superar a crise, é adaptando o negócio ao chamado novo normal.
• 5 Negócios em alta para você abrir nos próximos meses!
Casos de pequenas e médias empresas que conseguiram essa adequação, tiveram a oportunidade de ver o faturamento estabilizar ou até menos aumentar durante esses meses. Portanto, estudar formas para se adequar à uma nova realidade é a melhor estratégia.
Segurança em primeiro lugar
A preocupação com a segurança e o bem-estar dos colaboradores é uma das prioridades para pequenos e médios empresários. Sendo assim, isso afeta diretamente no funcionamento dos negócios e traz uma visibilidade positiva para o público.
Propagar essa cultura para o público-alvo também é uma forma de garantir credibilidade frente aos outros no mercado. Dessa forma, além de conseguir manter o negócio funcionando, também é possível manter uma comunicação sobre um interesse comum.
Negociações
Com o tempo de funcionamento de muitos estabelecimentos foi reduzido, consequentemente muitos negócios viram o faturamento cair de maneira considerável. Para superar isso, as negociações podem ser uma saída.
Analisar as possibilidades de negociação com clientes, fornecedores e até mesmo funcionários é uma forma inteligente de desafogar o caixa da empresa. Portanto, considere propor medidas interessantes para todos para manter o saldo do negócio positivo.
O papel do contador nos resultados de sucesso durante a crise
Conversar com o seu contador de confiança sobre quais meios podem ser ajustados para a nova realidade da empresa também é uma alternativa.
Os impostos, por exemplo, é um assunto que deixa muitos empreendedores preocupados. Com a crise e a queda no faturamento, essa preocupação é ainda maior.
A Elisão Fiscal ajuda a reduzir os impostos que a empresa precisa pagar, sem correr o risco de cometer crimes, como a sonegação de impostos.
O planejamento bem estruturado de uma Elisão Fiscal, permite:
- postergar pagamentos de impostos sem a incidência de multas;
- reduzir a base de cálculo dos impostos.
Mais uma vez, o regime tributário da sua empresa contribui muito para soluções em momentos como os de crise. Sendo assim, planeje com o seu contador e faça escolhas dentro da lei para a sua empresa.

Deixe um comentário